Tuesday 8 May 2007

(Post #4) Precisa-se: Comida decente

Tenho foooooome!

Se tivesse almocado em condicoes ainda nao teria fome. Mas nao. Comi uma sandes de fiambre. Alguem ja me disse que o meu corpo nao se mantem com uma sandes, mas tambem, as alternativas tiram o apetite a qualquer um. Senao vejamos, eis os manjares que estavam a minha espera la em baixo na cantina:

- Cottage Pie (Tarte de carne mastigada, deslavada, muitas vezes acompanhada de ervilhas)
- Roast beef with mash (Parecido com a nossa carne assada, mas sem tempero, acompanhada de pure. O sabor adicional vem dumas horriveis bolas de gravy colocadas a parte e o pure sabe a esferovite. Esta gente nao sabe que os temperos devem estar presentes desde o inicio da confeccao e nao adicionado a posteriori?)
- Salmon (O peixito ate nem e mau, mas pra variar, e cozido sem tempero. O acompanhamento? Batatas e milho cozido)

Ora venha de la uma sandes de fiambre e queijo e um sumo de laranja. (Nunca esperem comida sem surpresas: o queijo era fumado, e como sabia a cinzeiro foi fora, claro.)

E nao me venham ca com a treta de que “quem sabe fazer comer desenrasca-se sempre”. Da ultima vez que me arrependi de acreditar nisso, o prato principal quanto muito so servia para sobremesa. Alguem comprou compota por pimentao. Alguem besuntou o frango com compota e o levou ao forno. Obviamente que alguem teve que jogar o frango pro lixo!

E nao e so isso. Os companheiros repatriados saberao concerteza do que estou a falar. Um gajo vai ao Asda ou ao Tesco (cadeias locais de hipermercados, equivalentes prai ao Continente ou Modelo) e ve-se grego para achar peixe em condicoes, o que nao deixa de ser estranho, considerando que vivemos numa ilha. Cada vez que quero comprar uns carapaus tenho que ir ao Smelly Alley (maiusculas porque se trata de um nome, e sim, chama-se mesmo assim, por razoes obvias).

Temperar? Alguns dos nossos temperos (que damos por garantidos) sao dificeis de encontrar e por vezes so se apanham nas seccoes do tipo “World Foods” que significa “Coisas esquisitas que so povos esquisitos comem”. Nao faz mal: ja comecei a plantar salsa no quintal! Ah! E nao se encontra sal grosso! Estao a ver o que se obtem quando se tempera comida com sal refinado.

Uma coisa tao simples como ir ao vinagre pode revelar-se uma autentica aventura, visto que existem dezenas de tipos e marcas diferentes (vinagre de malte, destilado, de vinho, de cidra, vinagre disto e daquilo, desta marca ou daquela, mild, strong). So pra terem uma ideia, so agora, 3 tentativas falhas depois, atinei com o mais proximo do que e o vinagre que se compra comummente ai em qualquer mercearia de esquina.

Ate um cachorro pode ser mortal. Aparentemente nao havia nada de errado com as salsichas. A mostarda? (considerando que aquilo que comprei era mostarda) Ia-me matando. Eu ate nem sou muito sensivel com picantes, mas aquilo devia ser um cruzamento qualquer de malagueta brava super-hiper-concentrada com nitroglicerina e bolas de naftalina. A raspar nas paredes quase que arranquei a pele da lingua.

Bebem que nem caes, por isso nao se encontram latas de cerveja de 33cl. O pequeno para eles e meio litro.

Pao (pelo menos parecido) como o portugues? Nepia.

E depois ha ainda o grupo das coisas que nao se percebe o que sao e ninguem consegue explicar. Como marmite. Que diabo e marmite??? E quem e que come aquilo?

Enfim… nao admira que negocios como o Nando's, que ate nem fazem um frango assado por ai alem, proliferem desalmadamente. Vou ali ao McDonald's ja venho.

14 comments:

Anonymous said...

Ah ah ah...

Olha, hoje ao almoço deliciei-me com um belo "Polvo a Lagareiro", confeccionado com mestria !

A batatinha assada estava optima, e o polvo tenro e saboroso...

O molho "à lagareiro", com um belo azeite e alho cortado "toscamente".

Eras servido?!?!

Anonymous said...

Irra...carreguei no Enter de raspao com o dedo mindinho, e lá seguiu um comentário "anónimo"...

Enfim, era eu :D

Migration to the Cloud said...

Se era servido? Muito provavelmente ate os guardanapos comia se tivessem o cheiro caracteristico desse prato.

Direito 1P1 said...

A mostarda não seia de Dijon? É que essa é mesmo brava, eu que o diga.

Pois o meu almoço foram umas pataniscas de bacalhau com aroz de grelos, lambe-te.

Anonymous said...

Dispenso que venhas praqui fazer inveja :)

Ve la mas e se mandas meia dose disso!

Abracos.

nf

PS - O teu comentario nao deixa de ter uma escolha interessante de palavras. Com umas trocas, isso havia de ficar engracado.

João Paulo Cardoso said...

Muito interessantes as tuas aventuras gastronómicas.

Afinal, a Ilha do Primeiro Mundo precisa do tempero dos países sub-desenvolvidos.

Fui há pouco a um restaurante aqui perto da rádio e, ainda por causa de ti, pedi um Strogonnof de Camarão.

E... (espera aí)

Desculpa. Era uma caganeira.
Onde é que eu ia?

Ah! Pois... aquilo não estava grande coisa; é preferível a boa e velha comida lusitana...

(espera aí)

Espasmos digestivos.

Uff!! ... O que é que eu estava a escrever?

Se aprender a mandar um Bacalhauzinho com Natas por e-mail, és servido?

Migration to the Cloud said...

Naaaa.... de ti so quero mesmo eh bolachas.

Direito 1P1 said...

Só se te enviar por DHL para chegar aí dentro do prazo de ser comida.

Maria Feliz said...

O que para aqui vai... deixam-se os rapazes sozinhos e dá nisto!!!
Canja era o que eu vos dava...
E já sei, não precisam de insultar: MAU FEITIO:)

Anonymous said...

Como prometido, já há muito aqui deixo algumas iguarias gastronomicas dos ultimos tempos.
Pensei bastante até onde deveria ir nas descrições e resolvi, já que este é o meu primeiro post, ser benevolente com o nosso anfitrião! ;) Por isso so me irei referir à ultima iguaria que tive o prazer de me deliciar!

Scarlet

Ontem ao jantar deliciei-me com umas costeletinhas grelhadas, bem temperadas à moda aqui do Norte... estavam deliciosas! Sim sim.. daquelas suculentas de comer com à mão, com um trave de sabor a alho, o sal grosso ainda à vista, pimenta o quanto basta e regadas com um bom vinho aqui do Norte. É claro que se acompanhou com um bom arroz malandro de tomade e feijão!
Ainda pensei em guardar alguma coisinha para ti mas quando vi já não havia nada! Além do que o arroz malandro se deve comer na hora! ;)

Scarlet

Anonymous said...

Buuuaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhh!!!!


Isso nao se faz! Es mesmo ruim! Deve ser a rivalidade Norte-Sul a martelar-te o juizo :(

Devias ser condenada a comer Yorkshire puding todos os dias ate ao fim do ano!

Tripeira!

nullfame

Anonymous said...

Já estou arrependida, não te queria deixar nesse estado! Nem te vou falar da alheira de Mirandela acompanhada de uns grelos salteados em alho, se não ficavas ainda com mais raiva mouro!

Scarlet

Anonymous said...

Ah mas o meu almoco foi muuuuito melhor. Da ali uma espreitadela em http://ligacao-quimerica.blogspot.com/

nf

Anonymous said...

Já estou a ver que apanhas-te o gosto.. não da comida claro!